TRABALHO ADOLESCENTE DESENVOLVIDO NUMA INSTITUIÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL DO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA – PB
Palavras-chave:
Adolescente, Trabalho, Clube do Menor TrabalhadorResumo
O trabalho infantil está relacionado com a baixa renda familiar dos pais que não possuem condições de sustentar seus filhos, ou por famílias desestruturadas com pais separados, alcoólatras ou viciados em drogas. Os casos mais graves são aqueles em que os menores são obrigados a trabalharem o dia inteiro não dispondo de tempo para as atividades de lazer e freqüentar a escola, prejudicando assim sua formação educacional. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi identificar os tipos de trabalhos desenvolvidos pelos adolescentes participantes do referido estudo e averiguar as dificuldades encontradas por eles no desempenho desses trabalhos. Partindo assim, de uma coleta de dados realizada em uma instituição não-governamental, com uma amostra constituída de 18 adolescentes que nela trabalhavam. Sendo então utilizado um estudo exploratório cujo método era o quantitativo. Os resultados demonstraram que os menores assumem grandes responsabilidades com o trabalho, o qual poderá acarretar prejuízos em seus aspectos psicológicos, apresentando possivelmente comportamentos agressivos, sentimentos de revolta da família, sendo muitas vezes conduzidos ao roubo, ao tráfico e/ou uso de drogas, à prostituição, ao crime e a outras situações violentas no cotidiano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.