SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM ADULTO HOSPITALIZADO COM SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA: ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
AIDS., Assistência de enfermagem, Estudo de casoResumo
Nos anos 80, surgia nos Estados Unidos da América, a AIDS, uma doença mortal e sem cura. A ciência se via impotente diante de um vírus que levava suas vítimas inevitavelmente à morte. Esse acontecimento trágico determinou até hoje o comportamento das pessoas, caracterizado sobretudo pelo medo, a impotência, a omissão, o terror, o preconceito e o abandono. Como acadêmicos de enfermagem da FACENE, tivemos a oportunidade de cursar disciplinas que traziam em seus programas assuntos relacionados com a sistematização da assistência de enfermagem, durante o estágio teórico-prático da disciplina Enfermagem Clínica II, o que, além de mostrar as principais doenças de importância para a Saúde Pública, nos motivou a um maior aprofundamento na Sistematização da Assistência de Enfermagem nessas doenças. A partir dessa motivação e na tentativa de melhorar o padrão de assistência de enfermagem aos pacientes acometidos por doenças transmissíveis, surgiu o interesse em realizar um estudo de caso com um paciente acometido por AIDS, tendo como objetivos: identificar os diagnósticos de enfermagem baseados na Taxonomia da NANDA; estabelecer, a partir da priorização dos diagnósticos de enfermagem o plano de cuidados de Enfermagem; implementar as intervenções de enfermagem e avaliar as repostas do cliente a partir do plano pré-estabelecido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.