SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
BURNOUT SYNDROME IN NURSING TEACHERS AND ITS RELATION WITH INFORMATION TECHNOLOGIES
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p54-64Keywords:
Síndrome de burnout, Educação Superior em EnfermagemAbstract
Tem-se por objetivo: analisar aspectos referentes a Síndrome de Burnout em professores da graduação em enfermagem e a sua relação com as Tecnologias de Informação (TICS). A pesquisa é exploratória, descritiva, transversal e explicativa, de abordagem quantitativa, oriunda de uma tese de doutorado. A pesquisa foi realizada entre instituições de ensino superior pública e privada, ambas localizadas no município de João Pessoa-PB e Cabedelo-PB. Participaram da pesquisa 159 docentes de enfermagem, que responderam a um questionário sobre a Síndrome de Burnout e as TICS CAAE nº 50611115.1.0000.5188. Foi possível observar que os professores utilizam rotineiramente essas ferramentas em suas aulas, tal uso acaba por demandar mais tempo de planejamento e dedicação do trabalhador, uma vez que em sua grande maioria não se tem suporte adequado para a utilização dessas tecnologias no formato em que é exigido. Essa conjuntura acaba gerando cansaço, estresse, torna o trabalho mais difícil e acarreta em desmotivação do indivíduo pelo seu exercício profissional. Posto isso, é possível considerar que as TIC influenciam no adoecimento docente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.