INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DE ENFERMAGEM

INFLUENCE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES ON BURNOUT SYNDROME IN NURSING TEACHERS

Autores

  • Ericka Holmes Amorim Universidade federal de Campina Grande
  • João Agnaldo do Nascimento
  • Sergio Ribeiro dos Santos
  • Rozileide Martins Simões Candeia
  • Patrícia da Cruz Araruna Oliveira
  • Hebe Janayna Mota Duarte Beserra

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n3.p274-284

Palavras-chave:

Esgotamento Profissional., Tecnologia em Saúde, Enfermagem., Doenças Profissionais

Resumo

A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo investigar a influência das tecnologias de informação e comunicação sobre a Síndrome de Burnout em professores de enfermagem. Trata-se de um estudo do tipo exploratório, descritivo, transversal e explicativo, de abordagem quantitativa. Foram utilizados: questionário de dados sociodemográficos e profissionais, Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo, Questionário de Fatores Preditores da Síndrome de Burnout, e, Questionário para uso das tecnologias da informação no trabalho docente. Este estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa com parecer aprovado, com CAAE nº 50611115.1.0000.5188. O estudo aconteceu em uma universidade pública e duas faculdades privadas, com 112 enfermeiros docentes do curso de graduação em enfermagem. Constatou-se que o trabalho do professor se torna mais difícil quando se utiliza tecnologia. Observa-se alta prevalência da síndrome nos professores de enfermagem, os quais fazem uso de tecnologias de informação e comunicação.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

Holmes Amorim, E., do Nascimento, J. A., Ribeiro dos Santos, S., Martins Simões Candeia, R., da Cruz Araruna Oliveira, P., & Mota Duarte Beserra, H. J. (2023). INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DE ENFERMAGEM: INFLUENCE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES ON BURNOUT SYNDROME IN NURSING TEACHERS. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 21(3), 274–284. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n3.p274-284

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)