SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

BURNOUT SYNDROME IN NURSING TEACHERS AND ITS RELATION WITH INFORMATION TECHNOLOGIES

Autores

  • Ericka Holmes Amorim Universidade federal de Campina Grande
  • João Agnaldo do Nascimento
  • Sergio Ribeiro dos Santos
  • Patrícia da Cruz Araruna Oliveira
  • Mariles Bianca Santos da Silva
  • Thalita Estefani Silva Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p54-64

Palavras-chave:

Síndrome de burnout, Educação Superior em Enfermagem

Resumo

Tem-se por objetivo: analisar aspectos referentes a Síndrome de Burnout em professores da graduação em enfermagem e a sua relação com as Tecnologias de Informação (TICS).  A pesquisa é exploratória, descritiva, transversal e explicativa, de abordagem quantitativa, oriunda de uma tese de doutorado. A pesquisa foi realizada entre instituições de ensino superior pública e privada, ambas localizadas no município de João Pessoa-PB e Cabedelo-PB. Participaram da pesquisa 159 docentes de enfermagem, que responderam a um questionário sobre a Síndrome de Burnout e as TICS CAAE nº 50611115.1.0000.5188. Foi possível observar que os professores utilizam rotineiramente essas ferramentas em suas aulas, tal uso acaba por demandar mais tempo de planejamento e dedicação do trabalhador, uma vez que em sua grande maioria não se tem suporte adequado para a utilização dessas tecnologias no formato em que é exigido. Essa conjuntura acaba gerando cansaço, estresse, torna o trabalho mais difícil e acarreta em desmotivação do indivíduo pelo seu exercício profissional. Posto isso, é possível considerar que as TIC influenciam no adoecimento docente. 

Downloads

Publicado

2023-06-14

Como Citar

Holmes Amorim, E., do Nascimento, J. A., Ribeiro dos Santos, S., da Cruz Araruna Oliveira, P., Santos da Silva, M. B., & Silva Nascimento, T. E. (2023). SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO: BURNOUT SYNDROME IN NURSING TEACHERS AND ITS RELATION WITH INFORMATION TECHNOLOGIES. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 21(1), 54–64. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p54-64

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)