ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM PÓS-OPERATÓRIO DE TRANSPLANTE CARDÍACO: ESTUDO DE REVISÃO
NURSING CARE TO PATIENTS IN POST-OPERATIVE HEART TRANSPLANTATION: REVIEW STUDY
Keywords:
Cardiopatias, Enfermagem perioperatória, Recuperação pós-cirúrgica melhorada, Transplante de órgãosAbstract
O transplante cardíaco é o método de primeira escolha a ser seguido quando as demais terapias não mais tem efeito sobre a doença, com isso, vem a necessidade dos cuidados pós-operatório e a assistência de enfermagem é crucial nesse estágio. Diante disto, objetiva-se verificar por meio da literatura as evidências científicas produzidas acerca da assistência de enfermagem ao paciente em pós-operatório de transplante cardíaco. Trata-se de um estudo de revisão integrativa com suporte metodológico baseados na estratégia Problema, Conceito e Contexto (PCC); checklist do Statement for Reporting Systematic Reviews and Meta-Analyses of Study (PRISMA) e da avaliação do nível de evidência. Foi realizada a busca pareada nas bases de dados Lilacs, CINAHL, Medline, Scopus e Web of Science, por meio dos descritores (Decs/Mesh) “Postoperative Care”, “Heart Transplantation”, “Nursing Care” e ''Nursing'', correlacionados pelos operadores booleanos ‘’AND’’ e ‘’OR’’. Foram incluídos os artigos publicados nos últimos 10 anos, disponíveis na íntegra, nos idiomas inglês, português e espanhol; excluídos aqueles repetidos entre as bases de dados; considerados literatura cinzenta e que não atendiam a questão norteadora. Como resultado, obteve-se uma amostra final de 06 artigos, com predominância de publicações entre os anos de 2012 a 2017, nível de evidência IV e diferentes delineamentos metodológicos. Discute-se o uso do Processo de Enfermagem para sistematizar a assistência prestada, a importância do cuidado holístico ao paciente transplantado, principais complicações pós-transplante e escassez de conhecimento dos profissionais acerca de dispositivos como o cateter de Swan-Ganz. Conclui-se que o estudo teve como limitação a escassez de referências atualizadas sobre o tema devido à complexidade do pós-operatório de transplante cardíaco. Entretanto, pode-se observar que o Processo de Enfermagem se destacou como uma ferramenta de melhoria da assistência ao paciente transplantado. Logo, sugere-se a realização de novos estudos sobre a temática.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.