QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES APÓS HISTERECTOMIA RADICAL
QUALITY OF LIFE OF WOMEN AFTER RADICAL HYSTERECTOMY
Keywords:
Histerectomia, Saúde da Mulher, Qualidade de Vida, Cuidados Pós-OperatóriosAbstract
O Câncer de Colo de Útero é comum na população feminina, implicando na necessidade de realizar histerectomia, total ou parcial do Útero. Objetivou-se avaliar a qualidade de vida de mulheres que realizaram histerectomia radical após câncer de colo uterino. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e com abordagem quantitativa. O estudo tomou como objeto 15 mulheres que fizeram histerectomia radical decorrente do câncer de colo uterino. Foram coletados dados utilizando o instrumento World Health Organization Quality of Life Group para avaliação da qualidade de vida e, após submissão ao Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, obteve-se a aprovação. Os resultados mostraram que o domínio físico apresentou insatisfação no quesito energia do dia a dia (2,0). O domínio psicológico demonstrou insatisfação na memória, pensar e aprender (2,1). Domínio das relações sociais o quesito menor avaliador foi a atividade sexual (3,0). Domínio do meio ambiente o item menos satisfatório foi o acesso ao serviço de saúde (1,7). Na soma dos domínios percebe-se que o domínio das relações sociais (3,1), seguido do domínio meio ambiente (3,5), apresentaram os piores índices. Já os domínios físicos (4,1) e psicológico (4,0) tiveram as melhores avaliações. Com isso, o estudo aponta que a histerectomia é um evento que repercute na qualidade de vida das mulheres, com atenção especial as relações sociais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.