AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFISSIONAIS EM UMA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA
EVALUATION OF QUALITY OF WORKING LIFE OF PROFESSIONALS FROM FAMILY HEALTH UNIT
Keywords:
Qualidade de Vida, Pessoal de Saúde, Estratégia Saúde da FamíliaAbstract
O debate sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) na Estratégia Saúde da Família (ESF) é importante, pois envolve dimensões intelectuais e desenvolvimento de diferentes técnicas e competências para o manejo da saúde individual, da família e da comunidade, cursando assim com maior carga física e mental para os profissionais de saúde. Com isso, o objetivo desse estudo é avaliar a QVT de trabalhadores de uma Unidade de Saúde da Família (USF) de João Pessoa, Paraíba. Trata-se de estudo quantitativo, descritivo e transversal, com aplicação de formulário sociodemográfico e questionário QWLQ-bref na USF Integrando Vidas, Distrito Sanitário II, em fevereiro de 2021. De 60 profissionais, obteve-se índice 64,86, considerado satisfatório pela escala de classificação do QWLQ-bref. A única variável que diferiu da classificação total foi a categoria profissional de técnico de enfermagem ou laboratório, com índice 47,11, considerado neutro (nem boa, nem ruim). O nível satisfatório de QVT pode ser relacionado às características da USF, como possuir equipes de Saúde da Família completas, com atuação de programas de residência multiprofissional e médica. No entanto, existem fatores que poderiam ser melhorados como o índice do domínio profissional menor que os demais, bem como a classificação inferior da categoria de técnicos, destacando a falta de insumos, problemas de infraestrutura, falta de formação continuada e reuniões de equipe. A QVT dos trabalhadores de saúde da USF Integrando Vidas foi considerada satisfatória, com o domínio pessoal com maior escore e o profissional com o menor.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.