VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO CONTEXTO DE SAÚDE PÚBLICA
Keywords:
Violência, Mulher, Unidade de Saúde, Saúde públicaAbstract
A violência contra a mulher constitui-se um grave problema de saúde pública que aflige as mais diversas classes sociais, na maioria, ocorrendo em seus próprios lares, sendo os principais agressores os próprios companheiros. O objetivo deste trabalho foi analisar a frequência de casos de violência contra mulheres assistidas por uma unidade básica de saúde e a relação destas com o agressor. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, de caráter descritivo e exploratório, através de visitas domiciliares à comunidade assistida pela USF Ipiranga, no município de João Pessoa, aplicando-se um formulário previamente elaborado. Os resultados das entrevistas foram analisados e convertidos em estatísticas. O estudo revelou que, das 14 mulheres entrevistadas, 21,4% relataram sofrer violência. As agressões contra estas ocorrem principalmente no espaço doméstico, sendo este dado relatado por cerca de 40% das participantes da pesquisa. Todas as vítimas relataram que o agressor era o próprio companheiro. Percebe-se, que os resultados também apontados por outros estudos, que indicam que cerca de 20% a 50% das mulheres no mundo ao menos uma vez foram agredidas por parceiros. Os serviços de saúde são importantes na detecção precoce de mulheres vítimas de violência, podendo reconhecer e acolher o caso antes de incidentes mais graves, já que a violência pode vir a afetar a saúde física e mental da mulher, trazer dificuldades em sua vida profissional, social e emocional, e ainda levá-la ao uso de drogas e a outros comportamentos de risco.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.