INFECÇÃO HOSPITALAR: CONHECIMENTO E ATITUDES DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DURANTE OS ESTÁGIOS CURRICULARES
Keywords:
Infecção hospitalar, Acadêmico de enfermagem, HospitalAbstract
Infecção hospitalar é qualquer contaminação contraída no hospital ou após a alta, quando relacionada com a internação. Este trabalho teve como objetivos: descrever a caracterização sociodemográfica dos discentes; investigar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem da Faculdade Nova Esperança sobre infecção hospitalar; averiguar o que os discentes realizam durante os estágios teóricos/ práticos como medidas preventivas para o controle de infecção e identificar os fatores impeditivos para a prática da prevenção da infecção. Trata-se de uma pesquisa exploratóriodescritiva, de campo, com abordagem quanti-qualitativa, realizada na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE), João Pessoa-PB. A amostra foi composta por 37 discentes, sendo 5 do 5º período, 17 do 6 º e 15 do 7º período. O instrumento usado foi um questionário de entrevista. A coleta dos dados realizou-se entre agosto/setembro de 2008. Foi levada em consideração a pesquisa envolvendo seres humanos, conforme a Resolução 196/96. Os resultados revelaram: a idade de predomínio foi de 20 a 30 anos 81,1%; as solteiras prevaleceram 51,37%; a renda familiar de 1 a 10 salários 59,5%; a procedência 67,6% de João Pessoa PB; o catolicismo prevaleceu, 62,1%. A medida preventiva usada foi a lavagem das mãos 17,7%. Entre os fatores impeditivos estavam: a falta de EPI para todos os funcionários 9,9%. Nos discursos, mencionou-se: a infecção relacionada ao hospital e depois de 48 horas de internação; ao profissional por falta de cuidados de higiene, falta de consciência e treinamento em serviço; relacionada a um setor de internação e aos microrganismos. No tocante à prevenção, enfatizou-se: relacionada ao paciente, à proteção da equipe e do ambiente. Conclui-se mostrando que os discentes demonstraram conhecimento das medidas preventivas e encontram alguns fatores impeditivos na prática hospitalar para realização das mesmas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.