FATORES DE RISCOS MAIS FREQÜENTES NO DESENVOLVIMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO NO IDOSO
Keywords:
Fatores de risco, Úlcera por Pressão, IdosoAbstract
O envelhecimento é um processo normal de alterações fisiológicas relacionado com o tempo, com modificações morfológicas, funcionais e psicológicas. Com o avanço da idade, o subcutâneo e o sistema muscular sofrem modificações na estrutura orgânica, ficando mais susceptíveis à injúria mecânica, ocasionada principalmente pela ação da pressão. A úlcera por pressão é uma lesão produzida por uma pressão constante sobre uma área de proeminência óssea, diminuindo o fluxo sanguíneo nessa região, o que resulta em danos aos tecidos subjacentes. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os fatores mais frequentes no desenvolvimento de úlcera por pressão no idoso; e específicos, caracterizar os fatores de risco para o desenvolvimento de úlcera por pressão no idoso; identificar o aparecimento de úlcera por pressão em idosos internados/hospitalizados; demonstrar os locais de maior frequência para o desenvolvimento de úlcera por pressão. Esta é uma pesquisa descritiva-exploratória e documental, com abordagem quantitativa, que foi realizada em um hospital público filantrópico da cidade de João Pessoa-PB, no mês de setembro de 2007. A amostra do estudo foi composta por dez pacientes idosos de ambos os sexos, internados no referido hospital, que desenvolveram úlcera por pressão ou apresentaram fatores de risco para o desenvolvimento dessas lesões, com seus respectivos prontuários, tendo recebido anteriormente parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP das Faculdades Nova Esperança. Os resultados demonstram que a restrição dos idosos ao leito são devido a 40% (4) acometidos por AVC, 20% (2) por quedas, 20% (2) neoplasias, 10% (1) cirurgias, 10% (1) por diabetes. As doenças neurológicas são as grandes causadoras da restrição do paciente ao leito; quanto ao conhecimento sobre úlcera por pressão
...
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.