CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL A RESPEITO DO FENÔMENO BULLYING
Keywords:
Violência, Educação, EnfermagemAbstract
As escolas, nos dias atuais, estão se tornando para muitos um local de pânico, em conseqüência do bullying. Esse fenômeno é conceituado como atitudes agressivas repetitivas contra um ou mais estudantes. Acomete principalmente pessoas entre 11 e 13 anos. O bullying é classificado como direto, indireto e cyberbullying. As crianças e adolescentes podem ser acometidos na condição de autor, alvo, alvo/autor e testemunhas. Tem como causa fatores econômicos, sociais e culturais, e influências familiares e de amigos. Os acometidos podem enfrentar conseqüências físicas e emocionais, com isso devem receber tratamento específico por parte dos pais, profissionais da área da saúde e da educação. Como prevenção, faz-se necessário promover orientação, conscientização e discussão sobre o referido assunto. Este estudo teve como objetivo identificar o conhecimento de profissionais da área de educação do ensino fundamental, que atuam em escolas da cidade de João Pessoa – PB, sobre o transtorno de personalidade bullying. O estudo foi do tipo descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa, no qual foi utilizado um questionário. Ao analisar os dados foi possível observar que tanto os laboriosos da instituição pública quanto os da privada que nunca tinham ouvido falar sobre o assunto, também responderam às questões relativas ao tema. Com relação aos que estudaram ou ouviram falar sobre o transtorno, percebe-se que apenas 14% dos questionados falaram da principal característica do fenômeno, ou seja, atitudes agressivas de forma repetitiva contra ou mais estudantes, e nenhum deles citou em sua respostas nada relacionado com as vítimas ou testemunhas, associando o bullying apenas aos autores. Diante do exposto, nota-se o despreparo de tais profissionais diante das pessoas acometidas, sendo assim necessário um maior conhecimento por parte destes para que...
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