ENSINO EXTENSÃO E PESQUISA: EXPERIÊNCIA DOCENTE DE UMA DÉCADA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA
TEACHING, EXTENSION AND RESEARCH: TEACHING EXPERIENCES FROM A DECADE IN MEDICAL UNDERGRADUATE COURSE
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nEsp1.p416-427Palavras-chave:
Formação acadêmica, Prática docência, MEDICINAResumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina estabelecem os princípios, os fundamentos, as metodologias e as finalidades da formação do estudante com caráter humanista, crítico, reflexivo e ética. O objetivo deste estudo é descrever a experiência docente num período de uma década de ensino em um curso de graduação em Medicina. Consiste uma pesquisa documental que reúne informações e experiências docente desenvolvidas no curso de graduação em medicina, no período de agosto de 2013 a agosto de 2023, em uma instituição de ensino superior privada localizada em João Pessoa/PB. Como fonte de dados, foram utilizadas as Diretrizes Nacionais Curriculares de Medicina, as ementas das disciplinas ministradas, o Projeto Pedagógico do Curso e o E-book desenvolvido com as experiências acadêmicas dos alunos e docentes. Foi realizada a análise documental do material e relatada as experiências exitosas a partir dos momentos teóricos de sala de aula, das vivências em visitas técnicas e das ações educativas desenvolvidas. As principais experiências exitosas foram: atividades de ensino e práticas nos componentes Integração Serviço, Ensino e Comunidade; produção de E-book com capítulos relatando a experiência de discentes e docentes, Disciplina Optativa em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; Projeto de Extensão em Educação Popular em Saúde; a Semana de Educação no trânsito; Projeto de Iniciação Científica em Epidemiologia do Trabalho. A construção do processo-ensino aprendizagem foi facilitado pelo processo de contato com as realidades dos serviços de saúde e das comunidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.