O BINGO DA TUBERCULOSE: UMA FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA COMUNIDADE
TUBERCULOSIS BINGO: A TOOL FOR POPULAR HEALTH EDUCATION IN THE COMMUNITY
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p123-130Palavras-chave:
Tuberculose, Educação em Saúde, Prevenção de doençasResumo
A Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose foi uma estratégia criada com o objetivo de prevenir a transmissão da doença, de fazer o diagnóstico precoce e de iniciar o tratamento o mais rápido possível. Na perspectiva de se alcançar uma maior efetividade do cuidado em saúde, a Educação Popular em Saúde vem agregar informações através de uma prática político-pedagógica que perpassa as ações voltadas para a promoção da saúde, a partir do diálogo entre os diversos saberes. No presente artigo foi proposto evidenciar a importância da Educação Popular em Saúde no controle e prevenção da tuberculose na comunidade. Trata-se de um relato de caso que descreve uma ação educativa em saúde realizada para mulheres usuárias da uma Unidade de Saúde da Família no município de João Pessoa/PB. A ação envolveu duas etapas que consistiram em uma vivência denominada “O Bingo da Tuberculose”. Através da ação educativa, as usuárias puderam trazer à discussão os conhecimentos que possuíam acerca da doença e as suas principais dúvidas. A troca de experiências e visões acerca dos fatores sociais e biológicos associados à doença permitiu, por um lado, a construção de conceitos sólidos acerca da sintomatologia e transmissão da doença e, por outro, superar estigmas sociais associados à doença. Dentro desse contexto, as ações educativas, por meio da Educação Popular constituem ferramentas essenciais na promoção da saúde e na prevenção de doenças, utilizando atividades lúdicas, que agregam o conhecimento científico e popular no intuito de facilitar o conhecimento, estimulando uma participação social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.