PÓS-COLHEITA DO COENTRO (Coriandrum sativum L.) SOB DIFERENTES PERÍODOS DE ARMAZENAMENTO
POSTHARVEST OF CORIANDER (Coriandrum sativum L.) IN DIFFERENT STORAGE PERIODS
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nEsp2.p486-504Palavras-chave:
Sólidois solúveius, Hortaliças, Colorimetria, RefrigeraçãoResumo
O coentro está entre as hortaliças mais consumidas do país, faz parte da maioria das comidas do Nordeste e Norte do Brasil, suas folhas, sementes e raízes podem ser utilizadas como condimento, tempero e até de forma medicinal. É uma planta intolerante a baixas temperaturas e preferem climas quentes. O coentro tem fragilidade na pós-colheita, pois as folhas são consumidas frescas e demonstram uma alta perda de água, isso dificulta a sua comercialização, podendo ocasionar mudanças no metabolismo e na sua aparência. O objetivo desse trabalho foi o de avaliar a pós-colheita do coentro (Coriandrum sativum L.) sobre diferentes períodos de armazenamento. O trabalho foi conduzido nos Laboratório Multidisciplinar de Bioquímica das Faculdades Nova Esperança em João Pessoa – PB. Foi aplicado um fatorial duplo observando a interação do período em dias (4, 8 e 12 dias de armazenamento) e tipos de corte (T1 – coentro inteiro; T2 – sem raiz; T3 – três partes; T4 – só folha). Foram feitas três avaliações nos dias 4, 8 e 12 após a refrigeração. As variáveis analisadas foram os índices físico-químicos e físicos do coentro. Houve influência do período de armazenamento e do tipo de corte sobre o pH e o Brix° dos coentros. Também foi possível identificar as perdas de coloração das amostras ao longo do período de avaliação. O armazenamento do coentro, em ambiente refrigerado até 8 dias, não compromete as características físico-químicas e sensoriais do produto. A conservação do coentro inteiro proporciona melhor aspecto, mantém o sabor, retarda a senescência das folhas e proporciona um melhor aspecto de coloração até o oitavo dia de refrigeração.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.