IMPACTO DA CIRURGIA CARDÍACA SOBRE A FUNCIONALIDADE E FORÇA MUSCULAR: UMA SÉRIE DE CASOS
IMPACT OF CARDIAC SURGERY ON FUNCTIONALITY AND MUSCLE STRENGTH: A SERIES OF CASES
Palavras-chave:
Unidade de Terapia Intensiva, Fisioterapia, Serviço Hospitalar de Fisioterapia, Limitação da Mobilidade, Qualidade de vidaResumo
Com a necessidade de intervenções cirúrgicas cardíacas, é imprescindível que o paciente submetido a esse procedimento permaneça no âmbito hospitalar, antes e após a cirurgia, para a monitorização do seu quadro clínico em unidades de terapia intensiva. Nesses casos, sua permanência no ambiente hospitalar pode desencadear impactos negativos em sua funcionalidade. Assim, essa pesquisa teve por objetivo avaliar a gravidade desse impacto na funcionalidade e na força muscular periférica desses indivíduos no pós-cirúrgico em unidades de terapia intensiva. Para isso, foram avaliados 3 pacientes submetidos à cirurgia cardíaca a partir de escalas de funcionalidade como a ICU mobility scale (IMS), Perme Intensive Care Unit Mobility Score (Perme Score), Medical Research Council (MRC) e Timed Up and Go (TUG). Foi observado que os pacientes apresentaram uma queda significativa de funcionalidade nos dias que sucederam o procedimento cirúrgico, apresentando diminuição nos escores, com redução de mobilidade, dentro e fora do leito, e declínio da força muscular. Apesar disso, dois dos três pacientes apresentaram melhora nas características avaliadas, igualando-se aos dados colhidos na primeira avaliação referente ao pré-operatório. Dessa forma, a partir desse estudo, foi possível observar o impacto da cirurgia cardíaca sobre a funcionalidade e força muscular periférica dos pacientes, demonstrando um declínio desses aspectos com melhora gradual com o passar dos dias. Pode-se concluir, portanto, que a utilização de escalas de funcionalidade e testes específicos podem ser implementados nessa população específica, constituindo-se como ferramenta de avaliação mais acurada desses indivíduos.
Descritores: Unidade de Terapia Intensiva. Fisioterapia. Serviço Hospitalar de Fisioterapia. Limitação da Mobilidade. Qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.