ALTERAÇÕES CITOLÓGICAS DEVIDO AO CÂNCER DE COLO UTERINO ESCAMOSO DECORRENTE DE INFECÇÃO PELO VÍRUS HPV
Keywords:
Papilomavírus humano., Prevenção de doenças transmissíveis., Câncer do colo do útero.Abstract
A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) tem sido descrita, pela Organização Mundial de Saúde, como um dos principais fatores de ocorrência do carcinoma de colo uterino. A integração do DNA do HPV desregula a expressão do E6 e E7, que interage com genes supressores tumorais, ativando mecanismos que permitem a indução da carcinogênese cervical, acarretando diversas alterações histológicas. Podem ser citados, portanto, vários estágios de carcinogênese cervical provocados pela ação do vírus HPV. São eles: lesões intra-epiteliais escamosas de baixo grau; de alto grau; displasia moderada; displasia acentuada e carcinoma invasor. Todas essas fases cursam com modificações na histologia do colo do útero, de menor a maior grau, sendo de extrema importância a detecção precoce delas, através da realização de exames preventivos, como o Papanicolau. Só assim, poderá ser feita a avaliação do estado da paciente, bem como a adoção de condutas terapêuticas específicas para o estágio em que a doença se encontra. O estudo trata-se de uma revisão de literatura, tendo sido consultadas bases de dados como: MeDLine, LILACS e SciELO.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.