A IMPORTÂNCIA DA IMUNOFENOTIPAGEM POR CITOMETRIA DE FLUXO NO DIAGNÓSTICO DAS LEUCEMIAS
The importance of immunophenotyping by flow cytometry in the diagnosis of leukemia
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n2.p197-204Keywords:
Medula óssea, Tumor, AntígenoAbstract
O diagnóstico preciso feito o mais precocemente possível é de suma importância para definir o prognóstico e tratamento adequado da leucemia, e nos últimos anos, novos critérios para o diagnóstico e monitoramento das leucemias são formulados, por sua vez, a citometria de fluxo tornou-se padrão ouro para esses fins, uma vez que sua análise é feita através dos antígenos presentes nas células, conferindo maior especifidade e precisão que a análise citomorfológica. O presente estudo teve como objetivo, realizar uma revisão integrativa sobre a importância da imunofenotipagem por citometria de fluxo para o diagnóstico diferencial dos tipos de leucemia. Durante a pesquisa foram utilizados os operadores booleanos “AND” e “OR” com os seguintes descritores: leucemia aguda; leucemia crônica; citometria de fluxo e imunofenotipagem nas bases de dados do Pubmed, LILACS, SCIELO, Google Acadêmico e livros pertinentes ao tema publicados entre 2013 e 2023 que entornavam a seguinte pergunta norteadora: “Qual a importância da imunofenotipagem por citometria de fluxo no diagnóstico das leucemias e quais são os principais marcadores presentes em cada tipo de leucemia?”. Como resultados, foram obtidos diversos imunofenótipos identificados pela imunofenotipagem apresentados de acordo com o tipo e subtipo de leucemia. O CD13 e CD33, por exemplo, foram um dos principais marcadores presentes na leucemia mieloide aguda, sendo então definidos como um dos principais marcadores para selecionar células da linhagem mieloide. Na LLA de células B também obteve dois marcadores importante para definir a linhagem celular, CD19 e CD22. Portanto, concluiu-se que a imunofenotipagem é um exame de extrema importância para o diagnóstico preciso das leucemias, visto que a análise citomorfológica das células nem sempre é precisa e conclusiva, diferente da imunofenotipagem que possui alta precisão e especifidade por identificar o antígeno presente na célula cancerosa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.