EFEITO DO KARATE KUMITE NO DESEMPENHO FÍSICO-FISIOLÓGICO DE ATLETAS DE ELITE E SUBELITE
EFFECT OF KUMITE KARATE ON THE PHYSICAL-PHYSIOLOGICAL PERFORMANCE OF ELITE AND SUB-ELITE ATHLETES
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n2.p182-191Keywords:
Artes Marciais, Esforço Físico, Estresse Fisiológico, Frequência CardíacaAbstract
Apesar de as avaliações fisiológicas em competições favorecerem a um monitoramento preciso e a uma prescrição bem elaborada do treinamento, pouco se sabe a respeito das respostas físicas e fisiológicas do karate kumite, bem como da influência no desempenho dos atletas. Portanto, o objetivo do estudo foi analisar o efeito do karate kumite em parâmetros fisiológicos e preditores de esforço. Em um desenho pré-experimental (pré-teste/pós-teste), 12 atletas de elite e subelite de karate kumite (média±DP; idade: 23±5 anos; massa corporal: 64,2±7,4 kg; estatura: 171,4±4,7 cm) foram submetidos a medidas de frequência cardíaca (FC, repouso, pré-luta e pós-luta), percepção subjetiva de esforço (PSE, pós-luta) e salto horizontal (SH, pré-luta e pós-luta). Os efeitos físicos e fisiológicos do karate kumite foram verificados por meio de uma luta oficial de 3 minutos. Os testes t de Student pareado e Wilcoxon foram utilizados para comparar, respectivamente, a FC e o SH (repouso/pré-luta vs. pós-luta). O coeficiente Rho de Spearman foi calculado para verificar a correlação entre FC e PSE. Para todas as análises, foi considerado o nível de significância de 5% (P<0,05). O tamanho do efeito (TE) foi expresso pelo d de Cohen. Os resultaram apontaram uma elevação da FC pré-luta vs. pós-luta (125±12 vs. 192±5 bpm; TE= 12,1), com concomitante redução de, aproximadamente, 6% na distância do SH (TE= 3,8; P<0,05). A PSE foi reportada como “Difícil”, contudo, sem evidências de correlação com a FC (Rho= 0,081; P= 0,803) ou com a %FCMAX (Rho= 0,162; P= 0,616). Conclui-se que uma luta de 3 minutos promoveu alterações hemodinâmicas e de desempenho em atletas de karate kumite.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.