CARACTERIZAÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO COM MOTOCICLETA ATENDIDOS PELO SERVIÇO MÓVEL DE URGÊNCIA
CHARACTERIZATION OF MOTORCYCLE TRAFFIC ACCIDENTS ASSISTED BY THE EMERGENCY MOBILE SERVICE
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n2.p192-202Keywords:
Serviços Médicos de Emergência., Perfil de saúde, Acidentes de trânsitoAbstract
A redefinição das políticas públicas de saúde voltadas a atenção das urgências e emergências no Brasil levou a implantação, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em 2003, objetivando chegar precocemente à vítima, prestando atendimento e/ou transporte adequado para um serviço do Sistema Único de Saúde. Frente ao serviço, tem-se observado o aumento de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, especialmente motociclistas. Assim, objetivou-se caracterizar os acidentes de trânsito com motocicletas, atendidos pelo serviço móvel de urgência da 1ª Região de saúde da Paraíba/Brasil. Metodologicamente, tratou-se de um estudo descritivo, retrospectivo, documental com abordagem quantitativa, realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa, capital paraibana. Os dados foram coletados através de formulário pré-estabelecido, com dez variáveis que abordaram a descrição dos sujeitos, dos acidentes, do atendimento e da clínica dos envolvidos. A análise se deu por estatística descritiva, com representação gráfica. O estudo obedeceu aos preceitos éticos, sendo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Nova Esperança. Verificou-se que foram atendidas 1.552 vítimas de acidentes de trânsito por motocicleta. Considerando apenas o município de João Pessoa/PB, o número de acidentes foi de 1.270. O perfil de indivíduos envolvidos nos acidentes remete a maioria de homens (80,5%), com idade média de 33 anos. A natureza dos acidentes mais prevalente foi a colisão entre carro e moto (70%); com gravidade moderada (80%) e atendidas pelas Unidades de Suporte Básico de vida (70,7%). As ocorrências aconteceram principalmente nos meses de janeiro e maio (18%) e nas sextas-feiras (17%). Assim, entende-se que o estudo alcançou os objetivos pretendidos, embora a falta de alguns registros ou informações incompletas nas fichas de atendimento tenha dificultado uma caracterização mais apurada dos acidentes. Recomenda-se a realização de outros estudos que envolvam a caracterização anual dos acidentes a fim de melhorar as inferências.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.