ASPECTOS DA VIDA BIOPSICOSSOCIAL DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM CÂNCER
Keywords:
Cuidador., Câncer., Infância.Abstract
O diagnóstico de câncer infantil é um momento desorganizador na vida da criança e daqueles que convivem com ela. As alterações na rotina da família, as mudanças das prioridades e a incerteza do prognóstico da doença podem gerar relevantes prejuízos na vida biopsicossocial de cuidadores de pacientes oncopediátricos. Diante disso, este estudo teve como objetivo conhecer as repercussões do câncer infantil na qualidade de vida de cuidadores de crianças e adolescentes com neoplasias malignas, atendidas pelo Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e transversal, realizada com 22 cuidadores de crianças com câncer, no período de agosto de 2012 a agosto de 2013. Foram utilizados o questionário de avaliação de qualidade de vida SF-36 e um formulário pré-codificado sobre dados clínicos e sociodemográficos. Através do software SPSS versão 15.0 foram realizadas as correlações estastísticas. As variáveis da qualidade de vida mais prejudicadas foram: saúde mental, aspectos físicos, emocionais, e vitalidade, com as respectivas médias, 60,0; 48,86; 43,93 e 33,64. Notou-se, portanto, correlação direta de prejuízo na qualidade de vida de cuidadores de crianças com câncer.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.