PERFIL DE HOMENS A PARTIR DOS 40 ANOS ATENDIDOS NO PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM
Keywords:
Atenção Primária, Saúde do Homem, Serviços de SaúdeAbstract
Estudos evidenciam uma maior propensão de indivíduos do sexo masculino às doenças crônicas e enfermidades. Buscando possibilitar o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis nessa população, o Ministério da Saúde instituiu em 27 de Agosto de 2009 o Programa Nacional de Atenção Integral à da Saúde do Homem (PNAISH), que abrange ações e serviços de saúde que atuem na prevenção, assistência e recuperação da saúde dos homens e a facilitação do acesso aos serviços de saúde pelos mesmos. A pesquisa objetivou o conhecimento acerca dos argumentos usados pelos entrevistados à menor frequentação dos serviços de saúde no âmbito da prevenção e a análise do perfil sociocultural e econômico dos mesmos. A amostra foi constituída por 70 homens, com idade mínima de 40 anos, usuários do serviço de Unidades de Saúde da Família (USF) situadas nos bairros do Distrito Sanitário III e incluiu não só a coleta nas USF, como também a busca ativa em ambientes de grande movimentação. A coleta de dados foi iniciada após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da FACENE/FAMENE sob o protocolo nº 195/13 e teve como instrumento um formulário contendo perguntas norteadoras, de linguagem clara e concisa. Os dados foram coletados nos meses de outubro e novembro de 2013, em turno integral. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. O material coletado foi analisado e representado em gráficos. Para melhor exposição e compreensão, os dados obtidos foram discutidos à luz da literatura pertinente e evidenciam que os homens apresentam dificuldades em múltiplos fatores na busca de serviços especializados, ficando comprometida sua saúde em geral, que reflete em uma morbi-mortalidade acima das mulheres. Visando o fortalecimento e a qualificação da atenção primária, devem ser trabalhadas ações de educação em saúde do homem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.