EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES PORTADORES DIABETES TIPO

Authors

  • Oneide Raianny Monteiro Lacerda

Keywords:

Diabetes mellitus, Educação em saúde, Doença crônica

Abstract

A educação em saúde é colocada como fundamental para aperfeiçoar o controle metabó-lico do diabetes e prevenir o surgimento e a progressão das complicações agudas e crônicas. Este estudo tem como objetivo verificar, na literatura pertinente, a importância da educação em saúde como estratégia de controle do diabetes tipo 1 em adolescentes. O interesse por essa temática surgiu em consequência de diversos estudos realizados na área, onde foi observado que pouco é explorado sobre a importância da educação para o autocuidado com o adolescente diabético, pois é essencial para a responsabilização deste com a terapêutica utilizada, sendo esta indispensável para o cliente. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura referente à produção do conhecimento em Enfermagem no campo da educação em saúde para adolescente com diabetes tipo 1. Nessa abordagem foi utilizado o método quantitativo. Foi utilizada base de dados SciELO, estudos publicados no período entre 2008 a 2009, localizando um total de 15 artigos, porém, após uma breve avaliação destes, apenas 05 atenderam aos critérios da presente revisão. Os resultados mostram a importância do processo educativo para o controle do diabetes, com estratégias elaboradas e as ações que devem ter participação tanto do indivíduo quanto de sua família. A educação é parte fundamental no controle do diabetes e consiste em um processo contínuo de mudanças de hábitos de vida, que necessita de planejamento e de profissionais capacitados, sendo essencial a compreensão e a participação do cliente, assim atendendo ao objetivo da pesquisa.

Published

2011-06-15

How to Cite

Lacerda, O. R. M. (2011). EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES PORTADORES DIABETES TIPO. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 9(1), 76–83. Retrieved from http://revistanovaesperanca.com.br/index.php/revistane/article/view/376

Issue

Section

Ciências da Saúde/Artigo Original