RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO PATELOFEMORAL MEDIAL: UMA TÉCNICA SIMPLES USANDO PONTOS ISOMÉTRICOS
Keywords:
Ligamentos, Lesões, Procedimentos Cirúrgicos Operatórios, Métodos, TendênciasAbstract
Apresentar uma técnica cirúrgica simples para a reconstrução do ligamento patelofemoral medial, usando enxerto autólogo do tendão do semitendinoso, permitindo assim, uma melhor estabilização da articulação patelofemoral, em alguns casos de luxação recidivante da patela. Método: Indicamos a reconstrução do ligamento patelofemoral medial toda vez que houver comprovadamente dois ou mais episódios de deslocamento lateral da patela em pacientes com anatomia óssea normal. Técnica: Reconstruindo-se a principal estrutura estabilizadora retinacular medial, a partir do enxerto autólogo do tendão do semitendinoso, descrevemos esse procedimento cirúrgico na tentativa de restrição do deslocamento lateral da patela, sendo uma tendência atual no tratamento da luxação recidivante patelofemoral. Comentários: Uma avaliação preliminar da utilização deste procedimento cirúrgico demonstra ser uma técnica simples, com mínima agressão tecidual e, portanto, uma opção viável, necessitando, contudo, de seguimento e avaliação de resultados para futuras conclusões.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.