UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE AS CARÊNCIAS NUTRICIONAIS DOS IDOSOS EM UM ABRIGO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA
Keywords:
Idosos, necessidades nutricionais, carências nutricionaisAbstract
O presente artigo teve como objetivo avaliar a adequação de energia e nutrientes do cardápio oferecido em um abrigo de idosos, na cidade de João Pessoa – PB. Para avaliação do estado nutricional destes abrigados, foram levadas em consideração, as recomendações nutricionais adequadas, segundo as fontes teóricas consultadas. A metodologia deste trabalho, além de estudo bibliográfico, utilizou entrevistas com idosos de ambos os sexos, uma nutricionista e a responsável pela organização do cardápio no abrigo, o qual, por questões éticas, denominamos de Instituição “A”. Como resultados parciais, a população investigada apresentou deficiências nutricionais, particularmente, quanto à ingestão dos alimentos reguladores e estruturais específicos, sobretudo, provavelmente, à deficiência de proteínas de alto valor biológico, vitaminas A e C e do mineral Ferro. Os mesmos, revelaram ainda a necessidade de reforçar as ações públicas de saúde relacionadas à alimentação dos idosos; a importância da presença e atuação do profissional nutricionista em abrigos, assim como, de uma equipe de saúde multidisciplinar, imprescindíveis ao bem-estar dos idosos abrigados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.