GERENCIAMENTO EM INSTITUIÇÕES DE IDOSOS: VISÃO DOS PROFISSIONAIS E DA CLIENTELA
Keywords:
Idoso, Gerenciamento, Instituições asilaresAbstract
Trata-se de um estudo onde objetivamos verificar como se processa o gerenciamento em instituições de idosos, na visão dos gerentes e na visão dos idosos. Como referencial teórico utilizamos alguns pontos fundamentais que serviram para nortear este estudo: aspectos epidemiológicos e conceituais do envelhecimento; idosos em asilos; gerenciamento em saúde e gerenciamento asilar. O tipo do estudo foi exploratóriodescritivo, numa abordagem quanti-qualitativa. O estudo foi realizado em três instituições de idosos, tendo uma amostra três gerentes e dezoito idosos. A coleta foi realizada no mês de maio de 2000 e utilizamos dois instrumentos diferenciados, conforme a clientela. Para analisar os dados usamos as etapas da análise de conteúdo de Bardin (1977). Para melhor compreendermos o processo de análise caracterizamos as instituições e o grupo do estudo:
categorizamos as falas dos gerentes e dos idosos em categorias que foram originadas das falas dos idosos, desdobrando-as em sub-categorias para análise à luz da literatura pesquisada. Os resultados permitiram inferir que, nos asilos, o gerenciamento é realizado quase de forma caritativa; que os idosos começam a mudar sua postura muitas vezes até por opção própria, morando nestes lares; que os asilos carecem de recursos e de algumas mudanças que garantam um maior espaço físico; e, por fim, permitiu-nos refletir sobre o que é envelhecer a partir da visão geral de um abrigo de idosos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.