CARACTERIZAÇÃO DA BOVINOCULTURA DE LEITE URBANA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB
CHARACTERIZATION OF URBAN MILK CATTLE FARMING IN THE MUNICIPALITY OF JOÃO PESSOA-PB
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nEsp2.p574-588Palavras-chave:
Leite, Manejo de vacas, Pequeno produtor, Pecuária urbanaResumo
O leite é um dos alimentos mais consumidos no mundo e o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking da produção leiteira mundial. Dentro desta produção, existem pequenos produtores rurais que utilizam a bovinocultura de leite como principal renda para a sua família. Objetivou-se realizar uma caracterização do perfil socioeconômico desses pequenos produtores urbanos, identificando a forma de criação, manejo sanitário, reprodutivo e alimentar das vacas leiteiras. A pesquisa foi realizada em sete pequenas propriedades na região sul de João Pessoa-PB e foi baseada em um questionário abordando o perfil socioeconômico do produtor, o tipo de criação, os custos de produção e a renda obtida da atividade. Foram coletadas amostras de leite para teste diagnóstico de mastite clínica e subclínica utilizando o teste da caneca de fundo preto e o CMT (California Mastitis Test). Estes dados foram analisados por meio de estatística descritiva sobre os principais fatores estudados e os resultados apontaram que a bovinocultura de leite urbana da cidade de João Pessoa é representada por pequenos produtores sem assistência técnica, com pouco estudo, mão de obra inteiramente familiar e que as formas utilizadas no manejo produtivo e sanitário são rústicas. O conhecimento é repassado de pai para filho e permanece até hoje, desta forma sem acesso a novas tecnologias para a produção de leite e a ordenha é 100% manual. Com a crescente urbanização próxima destes produtores rurais, o leite é vendido na grande maioria para a população local, vizinhos e amigos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.