LESÃO DERMONECRÓTICA EM REGIÃO DORSAL EM UM CÃO: LESÕES COMPATÍVEIS COM LOXOSCELISMO
DERMONECROTIC LESION ON THE DORSAL REGION IN A DOG: LESIONS COMPATIBLE WITH LOXOSCELISM
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n2.p221-225Palavras-chave:
Acidente aracnídeo; Aranha marrom; Loxosceles spp.Resumo
O loxoscelismo é o quadro clínico causado pela picada de aranhas do gênero loxosceles, o qual pode apresentar-se de duas formas distintas, cutânea e cutâneo-visceral, cuja incidência varia de 84% a 97% e 3% a 16%, respectivamente. A forma cutânea é caracterizada por alterações clínicas locais, mediante o aparecimento de uma lesão inflamatória no local da picada, com presença de edema. Já a forma cutâneo-visceral é caracterizada por alterações sistêmicas, como a insuficiência renal aguda e distúrbios de coagulação sanguínea, sendo essa a forma mais letal e passível a óbito. O presente trabalho objetiva relatar um caso de tratamento de dermonecrose, após provável picada da aranha marrom e avaliar a eficiência da terapêutica adotada. O atendimento ocorreu em uma clínica veterinária localizada no município de Goiana, no estado de Pernambuco. Um cão, fêmea, da raça Poodle apresentou uma lesão eritematosa de início agudo na região dorsal com presença de edema e área necrótica associado a um abscesso fistulado, de aspecto semelhante à lesão do loxoscelismo cutâneo. O tratamento consistiu na administração de omeprazol (Gaviz-V® 10mg/Kg), cefalexina (Petsporin® 300mg/Kg) e meloxicam (Meloxinew® 0,5mg/Kg) por via oral como tratamento sistêmico e limpeza com soro fisiológico e compressas com Kollagenase® para tratamento tópico. Após 12 dias de tratamento o animal apresentava uma melhora satisfatória. O quadro clínico do presente estudo foi compatível com acidente por aranhas do gênero loxosceles spp. e o tratamento mostrou-se eficiente para a redução da lesão dermonecrótica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.