MAGNITUDE DO POLIMORFISMO NOS GENES DA FAMÍLIA DO CITOCROMO P450 NAS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS; UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Polimorfismo genético., Farmacogenética., Citocromo P450.Resumo
O metabolismo de fármacos visa transformá-lo em um intermediário com menor atividade e fácil de ser excretado. Dentre os diversos sistemas enzimáticos responsáveis por esse processo, destaca-se o citocromo P450. Este sistema oxidativo compreende 57 genes que codificam enzimas, sendo as mais importantes as CYP1A2, CYP2C9, CYP2C19, CYP2D6, CYP3A4 e CYP3A5 que, conforme o polimorfismo presente, pode aumentar ou reduzir esta metabolização. Já é observado que em certas populações, respostas anormais a medicamentos se dão devido a uma variabilidade na
farmacocinética que é totalmente ligada aos genes do citocromo P450. Com o desenvolvimento da biologia molecular, o uso de biomarcadores
genéticos vem aparecendo como uma ferramenta a mais para prever o comportamento individual de um paciente, frente às opções terapêuticas. É necessário estudar estes determinantes genéticos para poder identificar novos alvos terapêuticos. Porém, no Brasil há alguns fatores que impedem este processo como a miscigenação da população e testes genéticos onerosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.