NARRATIVAS EM REDES SOCIAIS DE PAIS DE CRIANÇAS COM CÂNCER
SOCIAL NETWORK NARRATIVES OF PARENTS OF CHILDREN WITH CANCER
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p36-43Palavras-chave:
Blogs, Autocuidado, Neoplasias, AutoconceitoResumo
Objetiva-se identificar possíveis necessidades de aprendizagem dos pais/cuidadores de crianças com câncer. Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa realizada em redes sociais do tipo blogs. Foram analisados 36 sites e somente 3 após a leitura preliminar atenderam aos critérios de inclusão. Os blogs foram avaliados, detalhadamente, seguindo os passos da análise temática de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram três categorias temáticas: o valor da identificação precoce do câncer, a definição da terapêutica e o impacto das reações adversas. Por meio do acompanhamento de blogs sobre as vivências do câncer infantil, foram observados fatos semelhantes entre os relatos durante todo o percurso da busca pela cura da doença. As três categorias temáticas permitiram evidenciar como possíveis necessidades de aprendizagem dos pais/cuidadores das crianças com câncer: conhecer os principais sinais e sintomas do câncer, distinguir a terapêutica específica para o tumor e a consciência das prováveis reações adversas ao tratamento. O valor da identificação das necessidades de aprendizagem dos pais/cuidadores consiste em elaborar estratégias de educação em saúde que tracem objetivos educacionais específicos visando atenuar a angústia e o medo comuns ao diagnóstico e implementação do tratamento oncológico. A enfermagem precisa estar atenta a essa demanda do processo de trabalho para ofertar cuidado humanizado e com qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.