EPISIOTOMIA NOS PARTOS NORMAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Episiotomia, Parto normal, EnfermagemResumo
A realização da episiotomia de forma rotineira foi, durante muito tempo, utilizada pela classe médica sem ter como base estudos e comprovações científicas sobre sua eficácia. Apesar das recomendações atuais darealização da episiotomia seletiva em apenas 10% a 15% dos partos normais, ela permanece sendo um dos procedimentos mais comuns na obstetrícia, sendo realizada em 90% dos partos brasileiros. Objetivamos discutir a necessidade da utilização da episiotomia nos partos normais a partir de uma revisão de literatura. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica nos bancos de dados eletrônicos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SCIELO, LILACS, utilizando como descritores: episiotomia, parto normal e enfermagem. Observou-se que a episiotomia é realizada de forma rotineira e os critérios estabelecidos para sua utilização não são respeitados pelos profissionais, tão pouco o significado para as mulheres que o vivenciam são levados em consideração. Conclui-se que há necessidade de maiores produções sobre o uso seletivo da episiotomia considerando os riscos e desconfortos para as mulheres que vivenciam esse procedimento a fim de tornar o parto normal o mais natural possível. A enfermagem precisa participar dessa discussão para ter uma postura crítica e reflexiva frente à problemática.A realização da episiotomia de forma rotineira foi, durante muito tempo, utilizada pela classe médica sem ter como base estudos e comprovações científicas sobre sua eficácia. Apesar das recomendações atuais da realização da episiotomia seletiva em apenas 10% a 15% dos partos normais, ela permanece sendo um dos procedimentos mais comuns na obstetrícia, sendo realizada em 90% dos partos brasileiros. Objetivamos discutir a necessidade da utilização da episiotomia nos partos normais a partir de uma revisão de literatura. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica nos bancos de dados eletrônicos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SCIELO, LILACS, utilizando como descritores: episiotomia, parto...
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.