CARACTERIZAÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO COM MOTOCICLETA ATENDIDOS PELO SERVIÇO MÓVEL DE URGÊNCIA
CHARACTERIZATION OF MOTORCYCLE TRAFFIC ACCIDENTS ASSISTED BY THE EMERGENCY MOBILE SERVICE
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n2.p192-202Palavras-chave:
Serviços Médicos de Emergência., Perfil de saúde, Acidentes de trânsitoResumo
A redefinição das políticas públicas de saúde voltadas a atenção das urgências e emergências no Brasil levou a implantação, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em 2003, objetivando chegar precocemente à vítima, prestando atendimento e/ou transporte adequado para um serviço do Sistema Único de Saúde. Frente ao serviço, tem-se observado o aumento de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, especialmente motociclistas. Assim, objetivou-se caracterizar os acidentes de trânsito com motocicletas, atendidos pelo serviço móvel de urgência da 1ª Região de saúde da Paraíba/Brasil. Metodologicamente, tratou-se de um estudo descritivo, retrospectivo, documental com abordagem quantitativa, realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa, capital paraibana. Os dados foram coletados através de formulário pré-estabelecido, com dez variáveis que abordaram a descrição dos sujeitos, dos acidentes, do atendimento e da clínica dos envolvidos. A análise se deu por estatística descritiva, com representação gráfica. O estudo obedeceu aos preceitos éticos, sendo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Nova Esperança. Verificou-se que foram atendidas 1.552 vítimas de acidentes de trânsito por motocicleta. Considerando apenas o município de João Pessoa/PB, o número de acidentes foi de 1.270. O perfil de indivíduos envolvidos nos acidentes remete a maioria de homens (80,5%), com idade média de 33 anos. A natureza dos acidentes mais prevalente foi a colisão entre carro e moto (70%); com gravidade moderada (80%) e atendidas pelas Unidades de Suporte Básico de vida (70,7%). As ocorrências aconteceram principalmente nos meses de janeiro e maio (18%) e nas sextas-feiras (17%). Assim, entende-se que o estudo alcançou os objetivos pretendidos, embora a falta de alguns registros ou informações incompletas nas fichas de atendimento tenha dificultado uma caracterização mais apurada dos acidentes. Recomenda-se a realização de outros estudos que envolvam a caracterização anual dos acidentes a fim de melhorar as inferências.
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