CARACTERIZAÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO COM MOTOCICLETA ATENDIDOS PELO SERVIÇO MÓVEL DE URGÊNCIA

CHARACTERIZATION OF MOTORCYCLE TRAFFIC ACCIDENTS ASSISTED BY THE EMERGENCY MOBILE SERVICE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n2.p192-202

Palavras-chave:

Serviços Médicos de Emergência., Perfil de saúde, Acidentes de trânsito

Resumo

A redefinição das políticas públicas de saúde voltadas a atenção das urgências e emergências no Brasil levou a implantação, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em 2003, objetivando chegar precocemente à vítima, prestando atendimento e/ou transporte adequado para um serviço do Sistema Único de Saúde. Frente ao serviço, tem-se observado o aumento de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, especialmente motociclistas. Assim, objetivou-se caracterizar os acidentes de trânsito com motocicletas, atendidos pelo serviço móvel de urgência da 1ª Região de saúde da Paraíba/Brasil. Metodologicamente, tratou-se de um estudo descritivo, retrospectivo, documental com abordagem quantitativa, realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa, capital paraibana. Os dados foram coletados através de formulário pré-estabelecido, com dez variáveis que abordaram a descrição dos sujeitos, dos acidentes, do atendimento e da clínica dos envolvidos. A análise se deu por estatística descritiva, com representação gráfica. O estudo obedeceu aos preceitos éticos, sendo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Nova Esperança. Verificou-se que foram atendidas 1.552 vítimas de acidentes de trânsito por motocicleta. Considerando apenas o município de João Pessoa/PB, o número de acidentes foi de 1.270. O perfil de indivíduos envolvidos nos acidentes remete a maioria de homens (80,5%), com idade média de 33 anos. A natureza dos acidentes mais prevalente foi a colisão entre carro e moto (70%); com gravidade moderada (80%) e atendidas pelas Unidades de Suporte Básico de vida (70,7%). As ocorrências aconteceram principalmente nos meses de janeiro e maio (18%) e nas sextas-feiras (17%). Assim, entende-se que o estudo alcançou os objetivos pretendidos, embora a falta de alguns registros ou informações incompletas nas fichas de atendimento tenha dificultado uma caracterização mais apurada dos acidentes. Recomenda-se a realização de outros estudos que envolvam a caracterização anual dos acidentes a fim de melhorar as inferências.

Biografia do Autor

Márcio Souza Figueirêdo, FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA

RESUMO

A redefinição das políticas públicas de saúde voltadas a atenção das urgências e emergências no Brasil levou a implantação, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em 2003, objetivando chegar precocemente à vítima, prestando atendimento e/ou transporte adequado para um serviço do Sistema Único de Saúde. Frente ao serviço, tem-se observado o aumento de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, especialmente motociclistas. Assim, objetivou-se caracterizar os acidentes de trânsito com motocicletas, atendidos pelo serviço móvel de urgência da 1ª Região de saúde da Paraíba/Brasil. Metodologicamente, tratou-se de um estudo descritivo, retrospectivo, documental com abordagem quantitativa, realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa, capital paraibana. Os dados foram coletados através de formulário pré-estabelecido, com dez variáveis que abordaram a descrição dos sujeitos, dos acidentes, do atendimento e da clínica dos envolvidos. A análise se deu por estatística descritiva, com representação gráfica. O estudo obedeceu aos preceitos éticos, sendo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Nova Esperança. Verificou-se que foram atendidas 1.552 vítimas de acidentes de trânsito por motocicleta. Considerando apenas o município de João Pessoa/PB, o número de acidentes foi de 1.270. O perfil de indivíduos envolvidos nos acidentes remete a maioria de homens (80,5%), com idade média de 33 anos. A natureza dos acidentes mais prevalente foi a colisão entre carro e moto (70%); com gravidade moderada (80%) e atendidas pelas Unidades de Suporte Básico de vida (70,7%). As ocorrências aconteceram principalmente nos meses de janeiro e maio (18%) e nas sextas-feiras (17%). Assim, entende-se que o estudo alcançou os objetivos pretendidos, embora a falta de alguns registros ou informações incompletas nas fichas de atendimento tenha dificultado uma caracterização mais apurada dos acidentes. Recomenda-se a realização de outros estudos que envolvam a caracterização anual dos acidentes a fim de melhorar as inferências.

ABSTRACT

The redefinition of public health policies focused on urgent and emergency care in Brazil led to the implementation of the Mobile Emergency Care Service in 2003, aiming to reach the victim early, providing care and/or adequate transport for a service of the Unified Health System Health. In view of the service, there has been an increase in assistance to victims of traffic accidents, especially motorcyclists. Thus, the objective was to characterize the traffic accidents with motorcycles, attended by the mobile emergency service of the 1st Health Region of Paraíba/Brazil. Methodologically, it was a descriptive, retrospective, documentary study with a quantitative approach, carried out at the Mobile Emergency Care Service of João Pessoa, capital of Paraíba. Data were collected through a pre-established form, with ten variables that addressed the description of subjects, accidents, care and clinic of those involved. The analysis was carried out by descriptive statistics, with graphic representation. The study complied with ethical precepts, being approved by the Ethics and Research Committee of Faculdade Nova Esperança. It was found that 1,552 victims of motorcycle traffic accidents were treated. The profile of individuals involved in accidents refers to the majority of men (80.5%), with an average age of 33 years. The most prevalent nature of accidents was collision between car and motorcycle (70%); with moderate severity (80%) and assisted by Basic Life Support Units (70.7%). The occurrences occurred mainly in the months of January and May (18%) and on Fridays (17%). Thus, it is understood that the study achieved the intended objectives, although the lack of some records or incomplete information in the attendance records has hindered a more accurate characterization of the accidents. It is recommended to carry out other studies involving the annual characterization of accidents in order to improve inferences.

Glaydes Nely Sousa Silva, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança

RESUMO

A redefinição das políticas públicas de saúde voltadas a atenção das urgências e emergências no Brasil levou a implantação, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em 2003, objetivando chegar precocemente à vítima, prestando atendimento e/ou transporte adequado para um serviço do Sistema Único de Saúde. Frente ao serviço, tem-se observado o aumento de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, especialmente motociclistas. Assim, objetivou-se caracterizar os acidentes de trânsito com motocicletas, atendidos pelo serviço móvel de urgência da 1ª Região de saúde da Paraíba/Brasil. Metodologicamente, tratou-se de um estudo descritivo, retrospectivo, documental com abordagem quantitativa, realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa, capital paraibana. Os dados foram coletados através de formulário pré-estabelecido, com dez variáveis que abordaram a descrição dos sujeitos, dos acidentes, do atendimento e da clínica dos envolvidos. A análise se deu por estatística descritiva, com representação gráfica. O estudo obedeceu aos preceitos éticos, sendo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Nova Esperança. Verificou-se que foram atendidas 1.552 vítimas de acidentes de trânsito por motocicleta. Considerando apenas o município de João Pessoa/PB, o número de acidentes foi de 1.270. O perfil de indivíduos envolvidos nos acidentes remete a maioria de homens (80,5%), com idade média de 33 anos. A natureza dos acidentes mais prevalente foi a colisão entre carro e moto (70%); com gravidade moderada (80%) e atendidas pelas Unidades de Suporte Básico de vida (70,7%). As ocorrências aconteceram principalmente nos meses de janeiro e maio (18%) e nas sextas-feiras (17%). Assim, entende-se que o estudo alcançou os objetivos pretendidos, embora a falta de alguns registros ou informações incompletas nas fichas de atendimento tenha dificultado uma caracterização mais apurada dos acidentes. Recomenda-se a realização de outros estudos que envolvam a caracterização anual dos acidentes a fim de melhorar as inferências.

ABSTRACT

The redefinition of public health policies focused on urgent and emergency care in Brazil led to the implementation of the Mobile Emergency Care Service in 2003, aiming to reach the victim early, providing care and/or adequate transport for a service of the Unified Health System Health. In view of the service, there has been an increase in assistance to victims of traffic accidents, especially motorcyclists. Thus, the objective was to characterize the traffic accidents with motorcycles, attended by the mobile emergency service of the 1st Health Region of Paraíba/Brazil. Methodologically, it was a descriptive, retrospective, documentary study with a quantitative approach, carried out at the Mobile Emergency Care Service of João Pessoa, capital of Paraíba. Data were collected through a pre-established form, with ten variables that addressed the description of subjects, accidents, care and clinic of those involved. The analysis was carried out by descriptive statistics, with graphic representation. The study complied with ethical precepts, being approved by the Ethics and Research Committee of Faculdade Nova Esperança. It was found that 1,552 victims of motorcycle traffic accidents were treated. The profile of individuals involved in accidents refers to the majority of men (80.5%), with an average age of 33 years. The most prevalent nature of accidents was collision between car and motorcycle (70%); with moderate severity (80%) and assisted by Basic Life Support Units (70.7%). The occurrences occurred mainly in the months of January and May (18%) and on Fridays (17%). Thus, it is understood that the study achieved the intended objectives, although the lack of some records or incomplete information in the attendance records has hindered a more accurate characterization of the accidents. It is recommended to carry out other studies involving the annual characterization of accidents in order to improve inferences.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

Figueirêdo, M. S., & Silva, G. N. S. (2023). CARACTERIZAÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO COM MOTOCICLETA ATENDIDOS PELO SERVIÇO MÓVEL DE URGÊNCIA: CHARACTERIZATION OF MOTORCYCLE TRAFFIC ACCIDENTS ASSISTED BY THE EMERGENCY MOBILE SERVICE. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 21(2), 192–202. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n2.p192-202

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Artigo Original