CORRELAÇÃO ENTRE PERCENTUAL DE GORDURA E FORÇA MUSCULAR DE PREENSÃO MANUAL EM ATLETAS DO JUDÔ PARAIBANO
Palavras-chave:
Composição corporal, Desempenho atlético, JudôResumo
O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre o percentual de gordura (%G) e a força muscular de preensão manual em judocas. A amostra foi composta por 18 judocas do sexo masculino, participantes de uma competição oficial na cidade de João Pessoa. Foi avaliada a composição corporal mediante a análise do %G e a força muscular através de dinamometria. Os dados foram coletados e analisados no software SPSS 17 for Windows, utilizando os procedimentos de estatística descritiva, além do Coeficiente de Correlação de Pearson para correlação entre %G e força de preensão
manual. A média do %G dos atletas foi 9,7%. Na dinamometria, observou-se 55,5% dos atletas apresentaram classificação ruim (11,1%) e insuficiente (44,4%) no braço direito; e 66,6% dos atletas, ruim 22,2% e insuficiente (44,4%) no braço esquerdo. Considerando a relação entre variáveis, observou-se: r=0,30 (%G X força de preensão manual de membro superior direito) e r=0,19 (%G X força de preensão manual de membro superior esquerdo). O %G dos judocas está dentro dos parâmetros para a prática esportiva e apresentou uma correlação positiva, porém de baixa magnitude, com a força muscular de preensão manual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.