RELAÇÃO TREINADOR-ATLETA: PERCEPÇÃO DOS COMPORTAMENTOS DE LIDERANÇA E COESÃO POR EQUIPES DE VOLEIBOL DE PRAIA
Palavras-chave:
Liderança, Motivação, Medicina do comportamentoResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar e comparar a percepção do atleta em relação ao comportamento de liderança e coesão do treinador, durante o período de competição do Circuito Banco do Brasil de Voleibol de Praia 2009. O estudo comparativo utilizou uma amostra a partir da colocação final das duplas, que totalizaram 10 (N=20), sendo 5 de alta e 5 de baixa qualificação esportiva, divididas em: G1 (n=10) média de idade 28±3 anos, primeiros colocados e G2 (n=10) 20±3 anos, últimos colocados. Aplicou-se a Escala de Comportamento do Treinador – Percepção Atleta sob 5 dimensões: treinamento físico, habilidades técnicas, incentivo psicológico, estabelecimento de metas e relacionamento com o treinador. Utilizou-se o SPSS 14.0 para estatística inferencial (Mann-Whitney U) e nível de significância de 5%. (p<0,05). Encontrou-se diferenças significativas entre o G1 e G2 no treinamento e condicionamento físico (p=0,000), nas habilidades técnicas (p=0,004), na preparação mental (p=0,033), nas metas a serem alcançadas (p=0,033) e na percepção do atleta com relação ao treinador (p=0,001). A percepção do atleta em relação ao comportamento de liderança e coesão do treinador apresenta-se melhor na equipe de alta qualificação desportiva do Voleibol de Praia Brasileiro, classificadas até o quinto lugar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.