LIRAGLUTIDE: SUCESSO NO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS EM MONOTERAPIA E ASSOCIAÇÕES – REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Liraglutide, Análogo do GLP- 1, Diabetes MellitusResumo
O liraglutide é uma substância análoga do hormônio humano Glucagon-like peptide 1 (GLP-1) desenvolvida para o tratamento do diabetes mellitus, uma das doenças mais prevalentes no mundo e que pode levar a grande incapacitação em consequência de suas comorbidades nas pessoas que a desenvolvem. Esta revisão sistemática, com o objetivo de revisar a literatura a cerca da eficácia do liraglutide no tratamento do diabetes mellitus, foi realizada através de pesquisa nas bibliotecas médicas digitais: MEDLINE e PUBMED. O liraglutide induz uma secreção de insulina glicose-dependente e pode ser usada em monoterapia ou associada a outros agentes terapêuticos como sulfoniluréias, metformina, tiazolidinedionas, insulina entre outras. Este agente terapêutico não apresentou complicações sérias em sua aplicação além de desconforto gastrointestinal em uma minoria de pacientes, nem necessitou de ajustes na dosagem em pacientes nefropatas leves e hepatopatas. Observou-se que pacientes em uso desta droga podem, além de melhorar parâmetros glicêmicos, apresentar, também, perda de peso e diminuição da pressão arterial. Seus principais efeitos adversos foram náuseas, responsáveis por um mínimo de abandono. Este artigo procura apresentar o que há de mais atual sobre o liraglutide e comparar o seu desempenho com as drogas que atualmente são consideradas como primeira linha no tratamento do diabetes mellitus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.