O HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO: ESCLARECENDO A SUA MANIFESTAÇÃO A PARTIR DE PRINCÍPIOS MORFOFUNCIONAIS
Palavras-chave:
Desenvolvimento embrionário, Glândulas Endócrinas, Hipotireoidismo CongênitoResumo
Este estudo objetivou associar o desenvolvimento embrionário e a fisiologia da glândula tireóide com a manifestação do hipotireoidismo congênito (HC), e, através disso, contribuir com a interdisciplinaridade entre as ciências básicas e avançadas no âmbito das ciências médicas e saúde. Trata-se de um artigo de revisão não-sistemática, construído a partir da análise de artigos científicos obtidos em periódicos indexados no PUBMED, Scielo e Portal CAPES, além de livros-texto de embriologia, histologia, fisiologia e endocrinologia. A compreensão da formação das glândulas endócrinas é imprescindível para o entendimento de distúrbios decorrentes de má-formação nessas estruturas. A tireóide é a primeira glândula a se desenvolver no embrião, com início no 24º dia pós-fertilização, e os estudos diagnosticam que cerca de 85% do casos de HC são decorrentes de alterações na embriogênese desta glândula. Dada a importância dos hormônios tireoidianos para o desenvolvimento de alguns sistemas corpóreos, o HC pode, por exemplo, acarretar déficits neuronais e/ou cardiovasculares. Além disso, evidencia-se a importância da interdisciplinaridade entre as ciências da saúde, valorizando a compreensão da embriologia e fisiologia das glândulas endócrinas por parte dos estudantes da medicina e áreas afins, uma vez que muitas respostas para quadros clínicos podem ser encontradas nesse lócus epistemológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.