EFEITO DOS RADICAIS LIVRES E DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE NA INFERTILIDADE HUMANA
Palavras-chave:
Infertilidade, Radicais livres, AntioxidanteResumo
Um significativo aumento da incidência de infertilidade tem sido descrito na literatura mundial, o que gera questionamentos sobre as suas causas. A formação de espécies reativas de oxigênio (ERO) possui a habilidade de alterar reversivelmente ou irreversivelmente a função celular em humanos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos radicais livres e da atividade antioxidante na infertilidade humana. É bem reportado na literatura que as ERO alteram a bioquímica e a fisiologia do esperma. O dano no DNA do esperma é uma das causas mais importantes da infertilidade. Desse modo, os fatores que podem danificar o DNA do esperma incluem o estresse oxidativo, microelementos, substância tóxica reprodutiva e emissão radioativa. Por outro lado, o mecanismo antioxidante pode proteger o esperma dos danos produzidos pelos radicais livres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.