DIABETES MELLITUS: CONHECIMENTOS DE PORTADORES
Palavras-chave:
Diabetes, Conhecimentos, PortadoresResumo
O diabetes mellitus é um distúrbio crônico, de etiologia múltipla, caracterizadas pela hiperglicemia resultante de defeitos na secreção e/ou na ação da insulina. Ela é de alta prevalência e elevada taxa de mortalidade no mundo, afetando populações de vários países, independentemente de seu estágio de desenvolvimento. Esta pesquisa tem como objetivo verificar conhecimento dos portadores de diabetes mellitus. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, na qual foi realizada em dois centros municipais de diabetes no município de João Pessoa – PB. A amostra foi constituída por dez portadores de diabetes mellitus. A coleta de dados foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2007. As questões relacionadas ao conhecimento dos portadores acerca do diabetes mellitus foram analisadas pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Nos dados coletados percebeu-se que em relação ao conhecimento da população entrevistada, a maioria sabia o que era diabetes, embora de maneira simples, e que eles têm uma noção básica sobre as possíveis complicações do diabetes caso ela não seja controlada. Este estudo terá como contribuição parâmetro na educação do paciente diabético, o que requer por parte do mesmo cuidados adequados ao longo de sua vida, para prevenir as possíveis complicações crônicas comuns, para que esse paciente possa ter uma melhor qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.