FISSURAS LABIOPALATINAS: CONHECIMENTO E SENTIMENTOS DE PORTADORES
Palavras-chave:
Fissuras labiopalatinas, Portadores, Conhecimento e sentimentosResumo
As fissuras labiopalatais são anormalidades congênitas caracterizadas por espaço anormal do palato, alvéolo e/ou lábio, atingindo estruturas da face como nariz, gengiva e dentes. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposta por Lefèvre e Lefèvre (2005). Esta pesquisa foi realizada no Instituto do Fissurado Labiopalatal da Paraíba, situado no município de João Pessoa, Estado da Paraíba. Teve como objetivos: averiguar conhecimento sobre fissuras labiopalatinas e verificar sentimentos e convivência social devido à condição de ser portador. A amostra foi constituída por dez portadores de fissuras labiopalatinas. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário estruturado contendo questões relacionadas aos seguintes aspectos: conhecimentos, sentimentos e convivência social dos portadores de FLP. A coleta de dados foi realizada nos meses de março e abril de 2007, respeitando as observâncias éticas contempladas na Resolução 196/96 CNS/MS e na Resolução 240/2000 do COFEN. Com relação ao conhecimento e sentimentos desses portadores referiram apresentar limitações no seu cotidiano e mudanças biopsicossociais que interferiram na sua qualidade de vida, tais como discriminação na convivência social em todas as áreas: familiar, escolar, profissional e lazer. Esses portadores procuram e reconhecem a importância da assistência multidisciplinar. Cabe à equipe de saúde ajudar esses portadores a adquirir autoconfiança, aumentando assim seu sentimento de auto-estima.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.