EFEITO DO TRATAMENTO DE PIPER MOLLICOMUM SOBRE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS E GANHO DE PESO EM RATOS WISTAR SADIOS
Palavras-chave:
Piper mollicomum., Ratos wistar., Plantas medicinais., Hipoglicemiante., Propriedade terapêutica.Resumo
O presente estudo teve por objetivo avaliar parâmetros bioquímicos e antropométricos, após administração subaguda por 13 e 21 dias, do extrato bruto de Piper mollicomum em modelo animal. Ratos Wistar machos, adultos, foram distribuídos em quatro grupos experimentais: controle 13 dias (C13D), tratado 13 Dias (T13D), controle 21 dias (C21D) e tratado 21 Dias (T21D). Foi ofertada ração balanceada para roedores e água “ad libitum” para todos os animais. O tratamento diário dos animais do grupo estudado foi feito com extrato bruto de Piper mollicomum e ocorreu via gavagem na concentração de 300 mg/Kg de peso. Ao final do tratamento, após jejum de 15 horas, os animais foram sedados e anestesiados para obtenção de amostras de sangue para determinações bioquímicas e antropométricas. Os resultados foram submetidos à análise de variância, ANOVA, seguidos do teste t de “Student”. O nível de significância utilizado foi de p<0,05. Este estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisas animais CEUA da FAMENE/FACENE (0026.2015.1). Houve um aumento significativo no ganho de peso e nos níveis de glicemia dos animais tratados com P. mollicomum nos primeiros 13 dias, mas que não se sustentou até o término do tratamento (21 dias). Não foram observadas diferenças (p>0.05) nas concentrações de TG e transaminases, entre os grupos controle e tratado, independentemente do tempo de tratamento. O extrato de Piper mollicomum promove redução do LDL colesterol e consequentemente na razão LDL∕HDL, aos 13 dias de tratamento. Ele também promove elevação da glicemia nas primeiras semanas de tratamento, contudo esses níveis caem significativamente com a continuidade do tratamento. Nenhuma outra alteração bioquímica foi observada, independentemente do tempo de tratamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.