QUALIDADE DE VIDA E ASSISTÊNCIA AO PACIENTE IDOSO PORTADOR DE HIV/AIDS
REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Saúde do Idoso., Qualidade de Vida., Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.Resumo
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) é uma doença caracterizada por disfunção grave do sistema imunológico do indivíduo infectado pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O tabu da sexualidade na terceira idade faz com que o número de idosos contaminados pelo vírus HIV venha crescendo de forma significativa. O trabalho objetiva investigar a incidência e qualidade de vida da população idosa com SIDA após o diagnóstico. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, constituída por publicações indexadas no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e da Scientific Eletronic Library Online. Foram analisadas 17 publicações, sendo os fatores de inclusão: artigos com texto completo disponível em português, inglês ou espanhol entre os anos de 2010 e 2018, excluindo-se os repetidos, ou que não se encaixavam na temática. A investigação literária demonstrou que a taxa de incidência e mortalidade de AIDS em idosos vem aumentando nas últimas décadas. Isso se deve à invisibilidade do sexo na velhice, ao aumento da atividade sexual nessa faixa etária, ao baixo uso de preservativos e a escassez de práticas em saúde voltadas a essa população, gerando baixa adesão ao tratamento. Conclui-se que há necessidade de melhoria no acesso, qualidade e funcionamento dos serviços e profissionais de saúde, no intuito de fornecer tratamento adequado que venha suprir as necessidades dos usuários e melhorar a sua qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.