OBESIDADE, SÍNDROME METABÓLICA E IMPACTO NA SAÚDE DO IDOSO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Obesidade., Serviços de Saúde para Idosos., Saúde Pública.Resumo
Os idosos são a parcela da população brasileira que mais cresceu na última década e o envelhecimento está intimamente associado ao aumento na prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, a exemplo das doenças endócrinas e cardiovasculares. Estas doenças impactam na longevidade e na qualidade de vida ao se desdobrarem em danos físicos, psicológicos e sociais aos idosos. O presente trabalho consiste em uma revisão integrativa de literatura, nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), utilizando os descritores: obesidade, síndrome metabólica e idoso, e teve como objetivo discutir sobre os impactos que a obesidade e a síndrome metabólica promovem ao idoso brasileiro. Os resultados mostram que os idosos da zona urbana apresentam menos chances de adoecimento que os de zona rural uma vez que são mais informados e possuem maior acesso aos serviços de saúde. Ademais, existe uma tendência da população mundial em agregar hábitos saudáveis, atividades físicas e práticas alternativas de higiene mental, o que corrobora com o aumento da qualidade de vida e diminuição das principais doenças crônicas. Ao mesmo tempo, a análise do IMC – Índice de Massa Corporal, em larga escala, pode ser um instrumento epidemiológico de grande valor para predizer agravos e antecipar políticas adequadas a cada região do país, aproveitando o fato da mulher ser mais propensa ao autocuidado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.