RELAÇÕES DA TESTOSTERONA SALIVAR COM VARIÁVEIS DA CONDIÇÃO FÍSICA E COMPOSIÇÃO CORPORAL EM HOMENS UNIVERSITÁRIOS
Palavras-chave:
Testosterona, Universitários, Condição Física, METS, Composição CorporalResumo
A testosterona, principal hormônio anabólico masculino, é responsável por diversas funções orgânicas,
influenciando diretamente o metabolismo endócrino. O objetivo deste estudo foi relacionar a testosterona
salivar com variáveis da condição física e composição corporal em homens jovens universitários. O estudo foi caracterizado como transversal, quantitativo e descritivo. A amostra foi composta de forma aleatória simples, por 46 universitários. O nível de testosterona, força de preensão manual, equivalente metabólico (METS), índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura e relação cintura quadril (RCQ), estavam dentro dos valores de referência e, com base no índice de atividade física, os jovens apresentavam padrão fisicamente ativo, com o percentual de gordura levemente acima dos valores de normalidade. A testosterona salivar apresentou associação significativa somente com a condição cardiorrespiratória. A amostra apresentou valores altos de gasto calórico semanal, contrapondo estudos com estudantes da área de saúde. O valor médio de IMC estava condizente com outras pesquisas com população semelhante. Homens saudáveis na faixa etária estudada não apresentaram diferenças significativas na força e os dados de testosterona sugerem adequados indicadores de saúde, e que, possivelmente, o impacto na redução da força ocorra somente em homens mais velhos. Foi observada diferença significativa apenas na relação testosterona/METS, sugerindo associação entre a condição cardiorrespiratória e a secreção endógena deste hormônio. Assim, o impacto da mudança nas concentrações de testosterona, em relação a condição física ou a composição corporal provavelmente podem ficar mais
evidentes quando os homens já estiverem com a concentração de androgênios em queda ou abaixo dos
níveis desejados para a idade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.