BURNOUT COMO FENÔMENO OCUPACIONAL EM PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIO DO SERTÃO PARAIBANO
BURNOUT AS AN OCCUPATIONAL PHENOMENON IN PRIMARY CARE PROFESSIONALS IN A CITY OF THE PARAÍBA BACKLANDS
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol22.n1.p07-21Palavras-chave:
Atenção Básica. Burnout. Esgotamento profissional. Saúde do trabalhador.Resumo
Introdução: Burnout, um fenômeno ocupacional prevalente em profissionais da saúde, é atualmente, um problema de saúde pública. Consiste no estado de exaustão física e emocional causado por níveis excessivos e sustentados de estresse crônico relacionado ao trabalho, composto por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Objetivo: investigar a presença de componentes da síndrome de burnout nos profissionais da Atenção Básica (AB) em um município do sertão paraibano. Métodos: trata-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa. A pesquisa contou com 25 profissionais da saúde da AB atuantes no município de Malta-PB. Os profissionais responderam o questionário sociodemográfico e o Inventário de Maslach para o Burnout (MBI) que foram entregues aos participantes por intermédio da coordenação da AB do município. Para a análise dos dados referentes ao instrumento de MBI, as dimensões (Exaustão Emocional, Despersonalização e Realização Profissional) foram categorizadas em níveis baixo, médio e alto, considerando os pontos de corte previamente estabelecidos na literatura. Resultados: a idade média foi de 37,7%, maioria Agentes Comunitários de Saúde, mulheres, casadas/união estável com filhos e que praticam atividade física. Os profissionais pesquisados não apresentaram escores que indicam a ocorrência de burnout. Os escores apresentaram-se baixos em exaustão emocional e moderados em despersonalização e realização profissional. Conclusão: diante da relevância dos resultados apresentados, é importante que a gestão municipal volte sua atenção à questão da prevenção do esgotamento nos profissionais da AB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.