PROPOSTA DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRAQUEOSTOMIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ESTUDO METODOLÓGICO
EDUCATIONAL TECHNOLOGY PROPOSAL FOR THE CARE OF CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH TRACHEOSTOMIES IN PRIMARY CARE: A METHODOLOGICAL STUDY
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nEsp1.p457-467%20Palavras-chave:
traqueostomia, Criança, cuidado, protocolo, educação em saúdeResumo
A Traqueostomia diz respeito a toda intervenção cirúrgica que relacione acesso a traqueia. Evidências revelam que a traqueostomia na infância apresenta maiores índices de morbidade e mortalidade em comparação a população adulta. O presente estudo tem como objetivo confeccionar uma tecnologia educativa, voltada para os familiares e cuidadores de crianças e adolescentes com traqueostomia, bem como profissionais da atenção primária. Trata-se da construção de uma tecnologia em saúde fundamentada a partir de uma revisão integrativa da literatura. A realização deste produto contemplou três etapas: etapa 1- revisão da literatura; etapa 2- seleção de conteúdo; etapa 3- elaboração do material educativo. A cartilha elaborada abordou os seguintes tópicos: I. recomendações dos tipos de cânulas, II. recomendações da fixação dos tubos, III. troca da cânula, IV. higiene do estoma, V. técnica de esterilização da cânula, VI. cuidados com aspiração e umidificação, VII. recomendações para a prevenção da decanulação acidental, VIII. informações sobre situações de emergência. Este material é direcionado aos pais, cuidadores e profissionais da atenção básica, que assistem crianças e adolescentes com traqueostomia. Tendo como próxima etapa deste trabalho, a validação do conteúdo e de aparência, para que seja considerado apto à utilização dentro da prática assistencial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.