A LINHA DE FRENTE E DOCÊNCIA: OS DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA DA COVID - 19
FRONTLINE AND TEACHING: THE CHALLENGES OF NURSING PROFESSIONALS DURING THE COVID-19 PANDEMIC
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol24.nEsp..p686-700Palavras-chave:
Pandemia, 'Humanização da Assistência., Prática docênciaResumo
O COVID-19 assolou a humanidade em 2020 e profissionais que atuaram na linha de frente da assistência e que tinham vínculo com a docência superior, no período de um ano tiveram que se adaptar ao ensino remoto e a nova forma do cuidado ao vírus desconhecido. Assim, buscou-se com a presente pesquisa analisar os impactos da pandemia na atuação de profissionais enfermeiros que atuaram na linha de frente e na docência entre 2020 e 2022. O estudo tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e esta foi realizada com enfermeiros professores da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró A amostra constou de 08 participantes graduados em enfermagem, atuantes como docentes de ensino técnico e/ou superior da área da saúde e mutuamente na assistência, básica ou de alta complexidade, no período de janeiro de 2020 a junho de 2022. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um Formulário online na plataforma Google. Após coleta, os dados foram avaliados por meio da análise de conteúdo, para compreensão de núcleos temáticos e na perspectiva de interpretar o fenômeno estudado. Vale salientar que a pesquisa seguiu os termos da Resolução do Conselho Nacional de Saúde 466/2012, das diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas que envolvem seres humanos e foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança. Observou-se que os profissionais atuantes na docência enfrentaram de forma única e desafiadora os processos metodológicos do ensino, como a adapatação as tecnologias das salas de aula virtuais, uso de aplicativos desconhecidos, dentre outros, e na assistência o cuidado teve que ser alinhado a conhecimentos recentes em meio ao desconhecido vírus, gerando um desenvolvimento maior no auto cuidado, na assistência humanizada e no repasse dos conhecimentos para os novos profissionais da enfermagem.
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