PERIGOS ASSOCIADOS ÀS FACETAS DENTÁRIAS: UMA REVISÃO
DENTAL VENEERS ASSOCIATED DANGERS: A REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol24.nEsp..p717-726Palavras-chave:
procedimentos, autoestima, facetas dentárias, consequências.Resumo
Com a modernidade de procedimentos estéticos, a aplicação de facetas dentárias tornou-se um método bastante comum na vida de muitas pessoas. Porém, os perigos associados a esse método são pouco disseminados e as complicações decorrentes dessa intervenção podem ser irreversíveis. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi fomentar um entendimento abrangente das ameaças em potencial do uso das facetas dentárias através de uma revisão bibliográfica. Para isso, foi realizado uma revisão bibliográfica para analisar e expor os riscos relacionados a esse tipo de procedimento, portanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, nas bases de dados “PubMed”, “Scielo”, e “Lilacs” em buscas de artigos publicados nos últimos 20 anos, durante o período de 2001 a 2021, nos idiomas inglês e português, segundo os descritores: Odontologia, facetas dentárias, perigos, para conhecer a fundo as aplicações utilizadas e os impactos que essas restaurações podem ocasionar. A aplicação de facetas dentárias promove uma transformação que transcende o aspecto físico, concedendo ao paciente um aumento significativo na autoestima e gerando um estado de conforto emocional. As facetas diretas são aquelas que são planejadas e executadas pelo próprio cirurgião-dentista. Este tipo de faceta pode ser produzido por meio da utilização de resinas compostas. As facetas indiretas são altamente recomendadas não apenas por suas contribuições estéticas, mas também por oferecerem resistência, correção de defeitos estruturais, modificação do formato e coloração dos dentes. Apresar de alguns benefícios, o aparecimento de gengivite, periodontite, formação de Tártaro e excesso de cimento dentário, são os principais perigos vistos no uso das facetas dentárias. Com isso, reafirma-se a importância de um exame minucioso e individualizado de cada paciente, no qual o profissional de odontologia deve realizar uma avaliação criteriosa, ponderando tanto os anseios estéticos do paciente quanto às condições bucais e de saúde gerais, assegurando resultados satisfatórios e duradouros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.