PLANTAS MEDICINAIS NO AUXÍLIO DOS SINTOMAS DA ANSIEDADE E DEPRESSAO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
MEDICINAL PLANTS HELPING SYMPTOMS OF ANXIETY AND DEPRESSION: AN INTEGRATIVE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nEsp2.p540-555Palavras-chave:
Matricaria chamomilla, Cymbopogon citratus, Melissa officinalis, Ansiolíticos, Acompanhamento Psicoterapêutico.Resumo
A depressão e a ansiedade geralmente afetam o humor e o comportamento dos indivíduos. Os medicamentos utilizados em seu tratamento são conhecidos por apresentarem efeitos colaterais pouco tolerados. Nesse sentido, as plantas medicinais representam uma alternativa para o tratamento da depressão e ansiedade. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão integrativa da literatura acerca do potencial antidepressivo e ansiolítico das plantas medicinais Matricaria chamomilla, Cymbopogon citratus e Melissa officinalis. O estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão integrativa da literatura que buscou artigos publicados entre os anos de 2013 a 2023. A seleção dos artigos ocorreu nas bases de dados Embase®, Science Direct® e PubMED® através das combinações dos seguintes descritores: Depressão, Ansiedade, Matricaria chamomilla, Cymbopogon citratus e Melissa officinalis. Na realização da busca geral dos artigos foram encontrados 8.397, dos quais, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos no estudo 13 artigos. As partes das plantas utilizadas variaram em cada estudo, sendo o extrato seco das folhas analisado em 5 estudos, os óleos essenciais analisados em 3, seguido pelo extrato seco das flores com 2 estudos e o chá, extrato aquoso das folhas e as partes aéreas com 1 estudo cada. Com relação à Melissa officinalis, as pesquisas demonstraram seu grande potencial no tratamento da ansiedade e depressão, além de evidenciar o provável mecanismo de ação da espécie. No que diz respeito a Matricaria chamomilla o seu efeito ansiolítico e antidepressivo foi bastante significativo e seu provável mecanismo de ação está ligado a presença da apigenina-7-glicosídeos totais. Poucos estudos relatam a atividade de Cymbopogon citratus em humanos para tratamento da depressão e ansiedade. Os relatos apontaram um envolvimento positivo da Camomila, Erva Cidreira e do Capim Santo no tratamento de sintomas de ansiedade e depressão, como também demonstraram uma atuação dessas espécies em outros distúrbios neurológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.