CONTRIBUIÇÕES DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR
Palavras-chave:
Educação em enfermagem., Administração de serviços de saúde., Docentes., Enfermeiras administradoras.Resumo
A gerência, por ser um elo entre os objetivos e a prestação de serviço de saúde, desempenha uma função importante, uma vez que é ela quem realiza o trabalho de combinar pessoas, tecnologia e recursos no interior de um hospital ou instituição de saúde. Neste sentido, objetiva-se avaliar os limites e possibilidades das abordagens pedagógicas, utilizadas nas atividades acadêmicas das disciplinas que envolvem administração e gestão em Serviços de Saúde e Enfermagem, do Curso de Bacharelado em Enfermagem, de uma Universidade Federal de Ensino Superior Nordestina. Este estudo foi embasado metodologicamente na abordagem qualitativa com realização de entrevistas a sete alunos egressos do curso de enfermagem de Instituição Federal de Ensino Superior, cujas transcrições foram estudadas pela técnica de análise de discurso de Fiorin. Nos resultados e discussão foi possível elencar as categorias empíricas: 1. Auxílio das disciplinas na prática laboral; 2. Conceito de abordagens pedagógicas; 3. Disciplinas de administração que contribuíram para o mercado de trabalho; 4. Disciplinas com limitações; 5. Disciplinas de administração e gestão aplicadas à enfermagem. Conclui-se que se aponta a importância da formação acadêmica para o desempenho do enfermeiro gestor no mercado de trabalho, enfatizando a segurança, destreza e desempenho dos professores para formação de profissionais dispostos a aprender a aprender, constantemente, e a superar desafios cotidianos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.