PERFIL DE INTOXICAÇÕES MEDICAMENTOSAS NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
PROFILE OF DRUG POISONING IN BRAZIL: AN INTEGRATIVE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n3.p362-371Palavras-chave:
Tentativa de suicídio, Toxicidade de medicamentos, Uso indevido de medicamentosResumo
O consumo desenfreado de medicamentos por parte da população correlaciona-se com um grande problema de saúde pública no Brasil, caracterizado através das intoxicações medicamentosas. O objetivo da presente pesquisa é mensurar o perfil de intoxicações medicamentosas no Brasil entre os anos de 2015 e 2021. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura através das bases de dados: SciELO, PubMed, LILACS, SINITOX, SINAN e Google Scholar, utilizando a combinação dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “intoxicação”, “medicamento”, “toxicidade de medicamentos”, “causa de óbito” e “uso indevido de medicamentos”, por meio dos operadores booleanos: “AND” e “OR”. A partir da busca exploratória nas bases de dados, resultou em um quantitativo de 566 artigos, no entanto, após a análise do título, resumo e leitura na íntegra, 18 trabalhos foram selecionados para compor a amostra final do estudo. Identificou-se entre os anos de 2015 e 2021 um total de 279.149 casos de intoxicações medicamentosas confirmadas através do DATASUS, e assim nortear o perfil mais suscetível com esses agravos. Portanto, correlacionando tais dados, as crianças entre 1 e 4 anos com 55,55% dos casos e posteriormente os adultos entre 20 e 39 anos (38,88%). A principal causa está atrelada com a tentativa de suicídio (61,11%), em seguida os casos acidentais (22,22%). Por fim, foi possível apontar as principais classes dos medicamentos envolvidos com esses eventos tóxicos: benzodiazepínicos, analgésicos, antidepressivos, anticonvulsivantes e anti-inflamatórios. Desta forma, vale ressaltar a importância de sinalizar a propagação do número de casos e óbitos referentes às intoxicações medicamentosas no Brasil, destacando-se a necessidade de explorar estudos mais recentes na literatura científica sobre as causas recorrentes dos eventos tóxicos. Logo, é importante sinalizar a relevância dos profissionais de saúde para promover ações de proteção e educação em saúde sobre os riscos e benefícios da utilização inadequada de medicamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.